Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/60
Título: | O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: construindo noções numéricas |
Autor(es): | RIBEIRO, Adriana Aparecida Franco RIBEIRO, Paloma Franco |
Orientador: | SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende |
Palavras-chave: | Noções numéricas;Educação Infantil;BNCC;DCNEI |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | O aprendizado da Matemática tem lugar de destaque no desenvolvimento infantil, cabendo às Instituições de Ensino e aos professores mediar e fomentar o desenvolvimento intelectual das crianças nessa área. A fim de tornar os conhecimentos matemáticos mais acessíveis aos estudantes, fugindo à lógica do ensino tradicional, é necessário repensar dinâmicas e oferecer problemas/situações cotidianas que tenham significado e desafiem as crianças, provoquem seu interesse e motivem a aprendizagem. O objetivo desse trabalho é analisar e discutir como o aprendizado de algumas noções numéricas pode ser desenvolvido na Educação Infantil a partir da coleção de objetos, procurando atingir as habilidades propostas pela BNCC. Assim, priorizando as interações e a brincadeira, como indicado pela DCNEI, e as experiências precedentes das crianças, mencionada pela BNCC, as atividades desenvolvidas a partir da coleção de objetos possibilitaram que os estudantes dialogassem entre si na tentativa de formular hipóteses e solucionar o problema: quantos objetos da coleção tem na caixa? Isso permitiu ainda a integração das crianças mais tímidas e/ou inseguras, que puderam observar e aprender com os colegas e com a professora a pensar e a se expressar matematicamente. |
URI: | http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/60 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adriana e Paloma (versão defesa).pdf | 781.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.