Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/65
Título: | A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta para o desenvolvimento da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | GALVÃO, Larissa Verônica Rodrigues CARVALHO, Maria Luiza Lopes de |
Orientador: | SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências;;Alfabetização Científica;BNCC |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O presente estudo analisa as contribuições das atividades práticas e experimentais para o ensino de Ciências e para a alfabetização científica, visando a formação integral do estudante/indivíduo, em conformidade com as diretrizes e parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental. Para fins demonstrativos, esse trabalho traz uma proposta de intervenção pedagógica realizada com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental na qual foi desenvolvido um experimento relativo à filtragem de água. O experimento evidenciou a eficácia desse tipo de metodologia; os educandos demonstraram grande interesse e curiosidade e, com a mediação das professoras, conseguiram refletir, levantar hipóteses e testá-las, comprovando que um ensino aprendizagem de qualidade deve levar em conta a participação dos alunos na construção do conhecimento. |
URI: | http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/65 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Malu e Larissa (versão banca).pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.