Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/65
Título: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta para o desenvolvimento da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): GALVÃO, Larissa Verônica Rodrigues
CARVALHO, Maria Luiza Lopes de
Orientador: SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende
Palavras-chave: Ensino de Ciências;;Alfabetização Científica;BNCC
Data do documento: 2023
Resumo: O presente estudo analisa as contribuições das atividades práticas e experimentais para o ensino de Ciências e para a alfabetização científica, visando a formação integral do estudante/indivíduo, em conformidade com as diretrizes e parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental. Para fins demonstrativos, esse trabalho traz uma proposta de intervenção pedagógica realizada com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental na qual foi desenvolvido um experimento relativo à filtragem de água. O experimento evidenciou a eficácia desse tipo de metodologia; os educandos demonstraram grande interesse e curiosidade e, com a mediação das professoras, conseguiram refletir, levantar hipóteses e testá-las, comprovando que um ensino aprendizagem de qualidade deve levar em conta a participação dos alunos na construção do conhecimento.
URI: http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/65
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Malu e Larissa (versão banca).pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.