Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/64
Título: O USO DA LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Autor(es): MELO, Ana Luiza de
SILVA, Grazielle Merly Abadia da
Orientador: SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende
Palavras-chave: Literatura;Ensino Fundametal;Consciência Ambiental;Intervenção Pedagógica
Data do documento: 2023
Resumo: O presente estudo aborda o uso da literatura como estratégia de desenvolvimento da consciência ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho surge da percepção de que a literatura muitas vezes é subestimada como uma ferramenta para ensinar outros conteúdos, transcendendo a prática tradicional de apenas ensinar os estudantes a ler e a escrever. Para a concretização dessa pesquisa foram realizadas três aulas de intervenção pedagógica que muito contribuíram para comprovar a aplicabilidade da literatura no desenvolvimento da consciência ambiental, onde se verificou que ela conseguiu despertar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo ensinado de forma divertida e qualitativa. Ao observar o trabalho realizado, constata-se que ele é fundamental para proporcionar aos alunos uma formação sólida tanto como cidadãos conscientes quanto como leitores engajados na questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Por meio dessa experiência, fica evidente a necessidade de incentivar ainda mais a utilização da literatura em sala de aula, percebendo-a como uma ferramenta essencial para ensinar os alunos a desenvolverem uma consciência ambiental.
URI: http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/64
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Grazielle e Ana Luiza (versão banca).pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.