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http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/64
Título: | O USO DA LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
Autor(es): | MELO, Ana Luiza de SILVA, Grazielle Merly Abadia da |
Orientador: | SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende |
Palavras-chave: | Literatura;Ensino Fundametal;Consciência Ambiental;Intervenção Pedagógica |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O presente estudo aborda o uso da literatura como estratégia de desenvolvimento da consciência ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho surge da percepção de que a literatura muitas vezes é subestimada como uma ferramenta para ensinar outros conteúdos, transcendendo a prática tradicional de apenas ensinar os estudantes a ler e a escrever. Para a concretização dessa pesquisa foram realizadas três aulas de intervenção pedagógica que muito contribuíram para comprovar a aplicabilidade da literatura no desenvolvimento da consciência ambiental, onde se verificou que ela conseguiu despertar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo ensinado de forma divertida e qualitativa. Ao observar o trabalho realizado, constata-se que ele é fundamental para proporcionar aos alunos uma formação sólida tanto como cidadãos conscientes quanto como leitores engajados na questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Por meio dessa experiência, fica evidente a necessidade de incentivar ainda mais a utilização da literatura em sala de aula, percebendo-a como uma ferramenta essencial para ensinar os alunos a desenvolverem uma consciência ambiental. |
URI: | http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/64 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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