Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/63
Título: | EXPLORANDO A GEOMETRIA: uma análise da eficácia dos materiais didáticos manipuláveis na aquisição de conceitos matemáticos |
Autor(es): | ARAÚJO, Layane Aparecida Pereira MENDONÇA, Vitória Rodrigues |
Orientador: | SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental;Geometria;Matemática;Materiais Manipuláveis;Sólidos Geométricos |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como foco a importância da utilização de materiais didáticos manipuláveis no ensino da Geometria, uma das unidades temáticas fundamentais na matemática, que investiga as propriedades, formas e dimensões dos objetos no mundo. A pesquisa foi conduzida com onze alunos do segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Amélia Maria Franco, localizada em Matutina, Minas Gerais. O objetivo primordial foi demonstrar aos alunos a relevância prática da geometria em seu cotidiano, por meio do uso de atividades envolvendo figuras planas e sólidos geométricos, utilizando jujubas como recurso didático manipulável. A prática pedagógica evidenciou que a incorporação de materiais manipuláveis despertou o interesse dos alunos no conteúdo abordado durante a intervenção pedagógica. Foi notável o alcance dos objetivos estabelecidos, visto que o trabalho com material concreto possibilitou aos alunos discernir e identificar figuras planas, assim como formas geométricas tridimensionais, ao mesmo tempo em que estimulou a percepção visual e tátil. |
URI: | http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/63 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Layane_Aparecida_Pereira_Araújo_e_Vitória_Rodrigues_Mendonça_Explorando_a_geometria[1].pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.