Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/60
Título: O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: construindo noções numéricas
Autor(es): RIBEIRO, Adriana Aparecida Franco
RIBEIRO, Paloma Franco
Orientador: SOUZA, Nilcilene de Fátima Resende
Palavras-chave: Noções numéricas;Educação Infantil;BNCC;DCNEI
Data do documento: 2022
Resumo: O aprendizado da Matemática tem lugar de destaque no desenvolvimento infantil, cabendo às Instituições de Ensino e aos professores mediar e fomentar o desenvolvimento intelectual das crianças nessa área. A fim de tornar os conhecimentos matemáticos mais acessíveis aos estudantes, fugindo à lógica do ensino tradicional, é necessário repensar dinâmicas e oferecer problemas/situações cotidianas que tenham significado e desafiem as crianças, provoquem seu interesse e motivem a aprendizagem. O objetivo desse trabalho é analisar e discutir como o aprendizado de algumas noções numéricas pode ser desenvolvido na Educação Infantil a partir da coleção de objetos, procurando atingir as habilidades propostas pela BNCC. Assim, priorizando as interações e a brincadeira, como indicado pela DCNEI, e as experiências precedentes das crianças, mencionada pela BNCC, as atividades desenvolvidas a partir da coleção de objetos possibilitaram que os estudantes dialogassem entre si na tentativa de formular hipóteses e solucionar o problema: quantos objetos da coleção tem na caixa? Isso permitiu ainda a integração das crianças mais tímidas e/ou inseguras, que puderam observar e aprender com os colegas e com a professora a pensar e a se expressar matematicamente.
URI: http://repositorio.cesg.edu.br/jspui/handle/CESG/60
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adriana e Paloma (versão defesa).pdf781.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.